Na segunda "aula" de Programação Imperativa, tivemos uma palestra introdutória da Professora Leila, que seria continuada em outros dois horários. Essa palestra teve como intenção explicar algumas coisas relativas ao curso e a especializações relativas a este. Também foi explicado algo sobre os outros dois cursos que confundem os interessados em computação no momento de sua escolha de curso - Sistemas de Informação e Engenharia da Computação - e sobre a estrutura do curso. Farei um resumo disso neste post, começando com a explicação da estrutura institucional do curso, evidenciando seus segmentos.
De uma forma geral, existem o DAA, o DCE, o DMAT e o DFIS - sendo esses dois últimos responsáveis por três disciplinas da Grade.
* O DAA é o Departamento de Administração Acadêmica. Trata de assuntos acadêmicos, como trancamento de disciplinas e organização de matrículas e grades curriculares.
* O DCE é o Diretório Central de Estudantes. É o que representa os estudantes de toda a UFS, responsável pelos assuntos pertinentes a estes.
* O DMAT - Departamento de Matemática - e o DFIS - Departamento de Física - são responsáveis pela disponibilização de professores para as matérias dos cursos.
De uma forma mais específica, temos o DCOMP, o Calicomp, e a Softeam.
* O DCOMP, Departamento de Computação, antes chamado de DCCE, é onde ficam os laboratórios e a Softeam. É responsável pelas pós-graduações da área, contratação de docentes e organização de atividades extraclasse.
* O Calicomp - Centro Acadêmico Livre de Computação - é, como todo Centro Acadêmico por definição, uma associação estudantil; logo, tem como intenção representar os estudantes de Computação da UFS, quando assim for necessário.
* A Softeam - Empresa Júnior de Informática - é uma empresa criada e dirigida por alunos e ex-alunos de computação. Cria e divulga projetos sobre diversos assuntos relacionados à Informática - desde websites a sistemas de automatização - e fornece cursos e consultoria nessa área.
As diferenças entre os três cursos, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação, foram mostradas pela explicação do que se trata cada um deles.
* O curso de Bacharelado em Ciência da Computação, como denominado, trata de conhecimentos gerais sobre a Computação. Alunos que se graduam neste curso apresentam bagagem de informação suficiente pra especializações em quaisquer segmentos que desejarem - desde Inteligência Artificial a Interações Homem-Computador -, principalmente considerando-se que o aluno frequente aulas de disciplinas optativas relativas à àrea em que deseja se especializar.
* A Engenharia da Computação tem como intenção capacitar o aluno em segmentos da Engenharia de Hardware, através de suas disciplinas que envolvem a Engenharia Elétrica, e em segmentos da Engenharia de Software, a partir de matérias que envolvem Ciência da Computação. Para todos os efeitos, pode ser tratada como uma Engenharia Elétrica focada em computação.
* A graduação em Sistemas de Informação capacita o aluno em Sistemas e Administração.
As palavras sobre as especializações trataram, principalmente, de Mestrado e Doutorado.
* Mestrado, além de fornecer uma especialização maior em certa área, é o grau de formação mínimo pra professores efetivos de Universidade. Em seus dois anos de duração - em média -, o aluno deve elaborar pesquisas em seu segmento escolhido e apresentar uma dissertação sobre este para obter o status de Mestre.
* Doutorado é o último grau acadêmico. Tem média de duração de quatro anos, tempo em que o aluno deve elaborar um projeto de pesquisa que crie um novo conhecimento na área de especialização escolhida. É também chamado de PhD em universidades do exterior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário