A Lógica é um dos mais importantes ramos da Ciência para a computação - se não o mais importante. Inúmeros filósofos e matemáticos contribuíram para sua evolução, mas três deles merecem um destaque especial: Aristóteles, George Boole e Gottlob Frege.
Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) mostra-se importante para a Lógica justamente por ter criado o pensamento lógico; para ele, a lógica baseava-se no silogismo e era um instrumento importante para a Ciência. O silogismo, por sua vez, apresenta o princípio de que, a partir de duas premissas verdadeiras, é possível chegar a uma conclusão; se todos os relógios mostram as horas, e aquele objeto à frente é um relógio, então ele mostra as horas. Aristóteles apresentou seus pensamentos sobre a lógica na sua obra Organon.
George Boole (2 de Novembro de 1814 - 8 de Dezembro de 1864) foi um matemático e filósofo britânico, responsável, entre outras coisas, pela criação da Álgebra Booleana. A Álgebra Booleana foi uma tentativa de utilizar técnicas algébricas para lidar com o Cálculo Proposicional, dando um melhor entendimento sobre as operações lógicas de "e", "ou" e "não", e as operações da teoria de conjuntos soma, produto e complemento.
Gottlob Frege (8 de Novembro de 1848 - 26 de Julho de 1925) foi um matemático, lógico e filósofo alemão, e principal criador da lógica matemática moderna. Seus grandes feitos foram: a criação de um esquema para representar, de uma maneira formal, através de símbolos, a estrutura de enunciados lógicos; e a contribuição para a inserção do cálculo de predicados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário