segunda-feira, 13 de abril de 2009

Palestra (SBC)

A SBC (Sociedade Brasileira de Computação), num seminário realizado no ano de 2006, estabeleceu cinco grandes objetivos da Computação no Brasil; nós, do curso de Fundamentos da Computação da UFS, fomos apresentados a eles na última aula, através de uma palestra dada pelo professor Rogério. Os objetivos, e as áreas que devem tratar de cada um, são:

  1. Gestão da informação em grandes volumes de dados de multimídia distribuídos;
  2. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza;
  3. Impactos para a área de computação da transição do silício para novas tecnologias;
  4. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento;
  5. Desenvolvimento Tecnológico de Qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos.
1. A crescente distribuição da informação exige a pesquisa em todas as áreas responsáveis por sua organização: integração, indexação, recuperação e preservação de dados, acesso de longo prazo a estes, segurança, gerenciamento, e, para lidar com a grande quantidade de dados, a pesquisa em todos os níveis de paralelismo, desde o chip à formação de grids.

2. Trata da simulação de sistemas, para realização de experimentos sem a necessidade da criação de uma infraestrutura física e para a possibilitação da pesquisa de problemas que ainda não podem ser resolvidos - por inviabilidade de estudo em laboratório, excesso de dados manipulados, ou ausência de soluções analíticas. Para a resolução destes problemas, é necessária a pesquisa em algoritmos,técnicas de simulação, e manipulação e mineração de dados.

3. A Lei de Moore, que determina que, a cada 18 meses, a capacidade de processamento dobra, enquanto os custos permanecem os mesmos, está chegando ao seu limite. Nosso aumento em velocidade vem da compactação de cada vez mais componentes em um chip, o que aumenta quantidade de calor gerada e o risco da interferência entre componentes. Graças a isso, é preciso mudar para novos paradigmas de processamento - o que exige, principalmente, profunda pesquisa em Hardware.

4. Envolve a inclusão digital. Os problemas aqui encontrados são empecilhos tecnológicos, educacionais, culturais, sociais e econômicos. A pesquisa no design de interfaces, produção e desenvolvimento de hardwares de baixo custo e softwares acessíveis, junto com as áreas de Ciências Humanas e Sociais, são um caminho para a resolução desse problema.

5. O controle via software de eletrodomésticos e outros aparelhos, possibilitado pela Tecnologia da Informação, está cada vez mais presente. Devido a essa presença crescente, existe a necessidade de que eles estejam sempre presentes e não falhem, funcionando sempre da forma prevista e com segurança. A responsabilidade na resolução desse problema é atribuída a várias áreas da Computação, principalmente as relacionas à engenharia de softwares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário